Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
 
Santiago do Chile para brasileiros


Restaurante “Muqueca” traz clima brasileiro à Santiago

Esse restaurante já apareceu no blog, mas como alguns leitores não se adaptam a culinária chilena, gosto de deixar uma opção de restaurante brasileiro, para a pessoa não ficar a base de “miojo” (apesar de eu adorar) e bolacha. O “Muqueca” não é barato, mas é o preferido da maioria dos brasileiros que moram em Santiago. Fica em Providencia e o cardápio está cheio de delícias, além do prato que dá nome a ele, tem feijoada, picanha, bife à parmegiana, filet de peixe, caldeirada, petiscos como coxinha e bolinhos de mandioca, sem contar caipirinha para acompanhar, e quindim de sobremesa. A decoração é brasileira, os garçons são simpáticos e a TV sintoniza a Globo. Fica em Providencia, quase Ñuñoa, na Miguel Claro, 2109. O telefone é 7279132.



Escrito por Marcia Jancikic às 16h18
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Costanera Center abriu seu shopping ontem

Foi inaugurada ontem uma nova opção de compras de moradores e turistas que visitam Santiago, o Costanera Center, um mega complexo em construção, que terá, na verdade já tem, apesar de estar longe de ficar pronta, a maior torre da América do Sul com 300m de altura. O shopping de seis andares abriu na tarde de ontem com 140 lojas e recebeu cerca de 15 mil visitantes, a maioria pessoas que passavam a pé pelo local. Até sábado 200 lojas devem estar abertas. Ocupa 197.790m2 e terá 330 lojas, cinco âncoras, 12 salas de cinema, 70 restaurantes e por enquanto 3.000 vagas no estacionamento. Eu ainda não fui, mas pelas fotos e reportagens, parece muito bonito.



Escrito por Marcia Jancikic às 16h57
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Deverá chover também no fim de semana

Como os meteorologistas haviam previsto, a chuva chegou de vez nessa semana em Santiago, limpando o ar e causando alguns pequenos transtornos, como alagamentos e cortes de energia, mas nada muito sério. Apesar da Dirección Meteorologica de Chile informar que a chuva deverá diminuir nas próximas horas, outro sistema frontal trará mais chuvas na sexta e no sábado, mas sem diminuir a temperatura. Até a manhã de hoje, choveu cerca de 30mm e amanhã deverá chover fraco, e as temperaturas devem ficar entre 9C e 17C. Essa chuva toda foi boa para as estações de esqui, já que fez cair muita neve para alegria dos turistas. Agora está 15,1C a mínima dessa noite é 4C e a umidade relativa do ar está em 80%.



Escrito por Marcia Jancikic às 16h31
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Santiago deverá ter semana de clima nublado com chuva

Com um pouco de atraso, vamos a previsão do tempo dessa semana na capital chilena, que não é de todo ruim, já que deve chover e as temperaturas vão ficar baixas, o que é bom para manter a neve nas estações de esqui e deixar a Cordilheira mais bonita, e ruim porque o sol não deve dar as caras. Hoje o dia deve ficar nublado, com máxima de 14C e mínima de 4C durante a noite. Amanhã as temperaturas devem ficar entre 11C e 14C e o céu nublado, com chuva e ventos de até 40km por hora, na quarta entre 10C e 13C e novamente um dia nublado com períodos de chuva, na quinta entre 11C e 15C mas nublado, com chuva apenas de manhã, na sexta entre 10C e 15C e adivinhem? Com céu nublado! No fim de semana deve voltar a chover e fazer frio. A chuva com certeza vai fazer muito bem para a capital chilena que está sofrendo novamente nos últimos dias com alertas ambientais, inclusive hoje a cidade está sob alerta ambiental pela falta de ventos que não está deixando a poluição circular, mas felizmente no momento apenas uma estação de monitoramento da qualidade do ar tem nível regular, as outras estão com nível bom. Agora está 14,8C em Santiago e a umidade relativa do ar está em 55%. Vale lembrar que as informações são da Dirección Meteorologica de Chile.



Escrito por Marcia Jancikic às 13h45
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Previsão do tempo para o feriado em Santiago

Antes de falar da previsão do tempo para o feriado, achei melhor avisar que hoje novamente a capital chilena bateu recorde de temperatura mais fría do ano, e dessa vez os termômetros marcaram temperaturas negativas, -1,5C em Quinta Normal às 07h45min, -1,4C às 07h55min em La Florida, -2,1C em Pudahuel onde fica o aeroporto e -3,8C em Colina, ao norte de Santiago. O frio está sendo causado por uma massa de ar fria, que pode se extender até quinta, mas podem ficar tranquilos, segundo os meteorologistas, o pico de frio foi hoje. Na sexta as temperaturas vão começar a subir, amanhã o dia deve ter céu aberto com períodos com poucas nuvens e temperaturas entre 3C e 21C, e na sexta entre 5C e 20C mas com nebulosidade parcial, variando a nublado. O fim de semana deve ter céu nublado, com temperaturas entre 8C e 18C no sábado e 09C e 17C no domingo. Portanto se vocês estão para viajar, levem um bom casaco, e se não estão acostumados com frio, levem também luvas, cachecóis e gorro. Agora está 12C em Santiago, a mínima dessa noite é de 2C e a umidade relativa do ar está em 41%. As informações são da Dirección Meteorologica de Chile que informou que a maioria das cidades do interior da Região Central do Chile tiverem temperaturas negativas hoje como Buin e Talagante. Como curiosidade, a temperatura mais baixa em um mês de junho em Santiago foi de -4,2C em 1942 e 1945.



Escrito por Marcia Jancikic às 12h51
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Show gratuito de música em Las Condes

Será realizado hoje um concerto gratuito em Las Condes que juntará dois instrumentos que adoro, violão e violino, e os músicos Julio Retamal, violinista, e Bernardo García Huidobro, violão, que tocarão vários estilos e músicas de grandes nomes como Vivaldi, Ravel, Astor Piazzolla, Pablo Sarasate e Pietro Localetti, às 20h na Sala Teatro Cultural de Las Condes na Av. Apoquindo, 6570.



Escrito por Marcia Jancikic às 11h55
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Como comprar o livro Santiago do Chile para brasileiros

Se você ainda não tem o livro Santiago do Chile para brasileiros e quer comprá-lo, é fácil, ele está à venda na Livraria Cultura nas seguintes unidades:

 

São Paulo: Conjunto Nacional Tel: (11) 3170-4033, Shopping Villa Lobos Tel: (11) 3024-3599, Market Place Shopping Center Tel: (11) 3474-4033 e Bourbon Shopping Pompéia Tel: (11) 3868-5100

Campinas: Shopping Center Iguatemi Campinas Tel: (19) 3751-4033

Rio de Janeiro: Shopping Fashion Mall Tel: (21) 2730-9099

Curitiba: Shopping Cutitiba (41) 3941-0292

Porto Alegre: Bourbon Shopping Country Tel: (51) 3028-4033

Recife: Paço Alfândega Tel: (81) 2102-4033

Fortaleza: Shopping Varanda Mall Tel: (85) 4008-0800

Salvador: Shopping Salvador Tel: (71) 3505-9050

Brasília: Shopping Center Iguatemi Brasília (61) 2109-2700 e Casa Park Shopping Center Tel: (61) 3410-4033

 

Para comprar pela internet é só entrar no site da Livraria Cultura no endereço: http://www.livrariacultura.com.br e digitar o nome do livro na busca avançada. Se preferir, é só clicar no link abaixo que você entra direto na página dele.

 

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3217964&sid=02077921710118581376107225&k5=23DC49A3&uid=

 

Para comprar diretamente comigo é só mandar um e-mail para mjancikic@uol.com.brNa Livraria, na internet, ou comigo, o livro custa o mesmo: R$23,00.



Escrito por Marcia Jancikic às 11h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Santiago recebe exposição da garotinha Mafalda

Sempre adorei as tirinhas da espevitada garotinha argentina Mafalda, por isso, não poderia deixar de avisar que está rolando uma exposição interativa chamada “El mundo según Mafalda” já que ela tem uma maneira bem diferente e divertida de ver o mundo, cheia de tirinhas divertidas que falam de amizade, família, amor, imaginação, entre outros temas. Mafalda é uma menina de seis anos com um senso de humor peculiar, que se preocupa com a humanidade e fica revoltada com a situação atual do mundo e como os adultos estão acabando com ele. Como uma menina normal, detesta sopa e adora os Beatles e o Pica-Pau, já que foi criada por Quino na década de sessenta. Aparecem em suas histórias seus pais, seu irmãozinho Guille, e seus amigos Manolito, Susanita, Miguelito, Felipe e Libertad. Além das histórias serão realizadas várias atividades como oficinas, jogos interativos, palestras da Unicef sobre os direitos das crianças e um espaço aonde elas podem fazer sua história com a Mafalda. Vai até 17 de junho na Casas de Lo Matta na Av. Kennedy, 9350 com entradas à $7000; menores de quatro anos não pagam e entre 04 e 12 a entrada custa $5000. Suas tirinhas e livros foram traduzidos para 26 idiomas.



Escrito por Marcia Jancikic às 13h30
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Santiago teve hoje temperatura próxima a 0C

Hoje os termômetros voltaram a abaixar e Santiago registrou a temperatura mais baixa do ano, 0,6C em Quinta Normal, e em La Colina, ao norte de Santiago, chegou à -2,6C segundo a medição da Direccíon Meteorologica de Chile, que informou também que as temperaturas devem continuar baixas até amanhã, graças a uma massa de ar polar que o fim de semana deve ter dias nublados, e que pode chover na segunda e na terça. A máxima de hoje é 16C e agora os termômetros marcam 12,6C em Santiago que está com 47% de umidade relativa do ar e a mínima dessa noite é 1C.



Escrito por Marcia Jancikic às 13h23
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Termômetros chegaram hoje à 1,7C em Santiago

Escrever sobre o tempo realmente não é uma tarefa fácil, ontem escrevi que a previsão do tempo era boa, já que teria sol a maior parte da semana, imaginando temperaturas mais altas, mas para minha surpresa escuto “hoje foi o dia com temperatura mais baixa do ano na Região Metropolitana de Santiago”, Pode? Como sei pelos comentários e e-mails que a maioria de vocês não cresceu em cidade fria, não poderia deixar de contar, para dar tempo de vocês separarem os casacos, se estão para embarcar para Santiago, já que segundo os meteorologistas da Dirección Meteorologica de Chile, as baixas temperaturas de hoje, que chegou a ficar em 1,7C em Santiago, às 07h30min e -1,5C em Colina, o local que teve temperatura mais baixa que fica ao norte da cidade, devem se manter até quinta-feira devido a uma massa de ar fria. A mínima anterior do ano era de 4C. É um sinal claro que o inverno vai vir com tudo. Agora os termômetros estão marcando 5,5C na capital chilena, a umidade relativa do ar está em 73% e a mínima para hoje é de 2C.



Escrito por Marcia Jancikic às 21h43
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Santiago deverá ter semana com poucas nuvens no céu

A previsão do tempo dessa semana até que é boa, já que a capital chilena deverá ter dias com poucas nuvens a maior parte da semana, segundo a previsão da Dirección Meteorologica de Chile. Amanhã o dia deve ter céu aberto e muito sol, com temperaturas variando entre 2C e 15C, de terça à quinta o céu de Santiago deverá ter poucas nuvens e temperaturas entre 3C e 18C na terça, 3C e 21C na quarta, entre 4C e 22C na quinta, e na sexta entre 6C e 18C, mas um dia nublado. O fim de semana deve ter tempo feio, a maior parte do tempo nublado, e infelizmente não deve chover nessa semana. Só espero que os alertas ambientais não atrapalhem essa semana a cidade. Agora os termômetros marcam 10,8C, a umidade relativa do ar está em 46% e a mínima para essa noite é de apenas 2C.



Escrito por Marcia Jancikic às 20h15
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Estações de esqui chilenas vão abrir temporada 2012 com boas novidades

Tenho ótimas notícias, foi confirmada a informação que as estações de esqui El Colorado- Farellones e La Parva devem mesmo abrir sus pistas na segunda semana de junho e Valle Nevado provavelmente no dia 22 de junho. Como alguns leitores me escreveram perguntando se a abertura seria adiantada por ter chovido bastante no último fim de semana, achei interessante preparar esse post para tirar essas dúvidas, a chuva foi ótima e rendeu cerca de 30cm de neve em algumas estações, mas isso infelizmente não afetou a programação inicial de abertura e vocês terão que esperar mais um pouquinho. Quanto as novidades, elas são muitas, e se der, aos poucos vou contando aqui, mas por enquanto vou falar das três que me chamaram mais atenção, a do teleférico fechado de Valle Nevado que na minha opinião será a grande sensação do inverno, inclusive não vejo a hora de andar nele, já que levará os visitantes da área de serviços ao restaurante “Bajo Cero” com direito a vista das pistas, e o aumento da área esquiável em 15% em El Colorado – Farellones, que passou para 75km2 com a instalação de um novo teleferico no Valle Olímpico, e o aumento das divertidas pistas de tubbing que é um tobogã na neve aonde você desce em uma espécie de bóia, em Farellones. Porque será que estou com a sensação de que esse post vai agradar em cheio vocês? Acho que nem preciso responder, né? Qualquer mudança eu aviso aqui e no facebook. Como vocês devem ter lido, essa semana preparei um agrado para vocês pelo carinho e por vocês terem comprado bastante o livro “Santiago do Chile para brasileiros”,  umas fotos que tirei na temporada passada nas estações chilenas, na parte de cima, a da esquerda é Farellones e a da direita El Colorado, na parte de baixo, a da esquerda é La Parva e da direita Valle Nevado. Estão preparados para a neve? Um ótimo fim de semana!

 



Escrito por Marcia Jancikic às 16h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Feira do livro infantil e juvenil de Santiago vai até 10 de junho

Está sendo realizado no Parque Bustamente, em Providencia, mais uma edição da “Feria del libro infantil y juvenil”, com a presença de mais de vinte e cinco editoras com muitas novidades e cerca de 150 atividades culturais, como leitura de contos, lançamentos, peças de teatro, oficina de colagem, desenho, magia, mangá e leitura, entre outras, além de música de dança. Está sendo realizada em uma grande área coberta de 2000 metros quadrados, no Parque Bustamente, na esquina da Av. Bilbao até o dia 10 de junho. Menores de 18 anos não pagam a entrada.

 

OBS: Eu gostaria de ter passado por aqui antes para avisar do alerta ambiental para vocês irem preparados para os passeios, mas como não tive como, vou dizer como anda a situação agora que infelizmente não está nada boa, já que do total de 11 estações de monitoramento da qualidade do ar em Santiago, apenas três tem qualidade boa, Las Condes é uma delas, uma que fica na periferia tem nível de alerta, e as outras sete, nível regular. Evitem portanto, praticar atividades físicas e de circular por locais de grande poluição.



Escrito por Marcia Jancikic às 14h25
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]